O DOJO




                O Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Muito mais do que uma simples área, o dojo deve ser respeitado como se fosse a casa dos praticantes. Por isso, é comum ver o praticante fazendo uma reverência antes de adentrar, tal como se faz nos lares japoneses.

                Em um dojo existem dois tipos de reverência: o RITSUREI e o ZAREI. O Ritsurei é realizado de pé. A maneira correta de se cumprimentar, partindo-se da posição natural (SHIZENTAI), é curvar o corpo apenas em 30 cm e segurá-la por meio segundo e retornar a posição ereta. Enquanto o Zarei é realizado a partir da posição Seiza (o praticante senta-se sobre seus calcanhares e quando o fizer deverá abaixar sua perna esquerda e em seguida a direita, colocando o dedão do pé esquerdo sobre o do direito, ao levantar-se ocorre a inversão), inclinando-se o corpo e as mãos descem suavemente das coxas para o chão, formando um triângulo onde a testa tocará.

O cumprimento deve acontecer nas situações a seguir:

1- Quando entramos ou saímos do dojo;
2- Quando o professor entra ou sai do dojo;
3- No início e final da aula.
4- No início e final de um kata;
5- No início e final de um exercício com um companheiro.

                O termo dojo foi emprestado do Zen Budismo, significando lugar de iluminação, onde os monges praticavam a meditação, a concentração, a respiração, os exercícios físicos e outros mais. Decompondo-se a palavra dojo temos dois kanjis, Do quer dizer meio, forma ou caminho (sentido espiritual); e JO, significa lugar, área ou espaço físico.

                A palavra DOJO somente se refere ao espaço físico onde se desenvolve o treino de uma arte marcial japonesa, enquanto academia se refere ao lugar onde se pratica alguma modalidade esportiva, ou não. Logo, dojo é o lugar onde se pratica o caminho de uma arte marcial.




A RELAÇÃO SENPAI-KOHAI




                O mestre pode deixar o aluno entrar no Dojo, mas somente vai deixá-lo subir a escada que o levará ao conhecimento se sentir que este tenha caráter e devoção pelo caminho, bem como tenha o sentimento de "Kansha" (gratidão) no coração. Na relação Senpai-Kohai, a lealdade e admiração mútua é condição básica. Não se pode comprar conhecimentos de Budô, é preciso merecê-los. É o aluno que tem que ir atrás do mestre e lhe dar respeito e não o contrário.

                No momento em que o aluno quer corrigir ou demonstrar que sabe mais que o mestre, quebra-se imediatamente a relação e não se pode mais haver transmissão de conhecimentos. Às vezes, os alunos com o passar do tempo pensam perceber erros nos mestres e têm a tentação de corrigí-los ou criticá-los. Mesmo que eventualmente o mestre esteja errado, o que é pouco provável, espiritualmente e devido à relação Senpai-Kohai, isto jamais deve ser feito por parte do aluno. Neste sentido, o conceito de "Enryo" (estoicismo) é vital, não se podendo deixar as emoções menores prevalecerem. O mestre merece sempre reverência, lealdade e gratidão. Se não for assim, o mestre desaparece, pois na verdade ele só existe devido ao aluno que busca conhecimentos e assim se propõe a passar-lhe o que sabe de coração como a um filho.




O MISOGI




                No Aikido existem três tipos de misogi: o do ambiente, o físico e o espiritual. Não há um tipo que venha primeiro do que outro, pois ao fazer um tipo de misogi, sinto que estou a fazer os outros. Quem faz Aikido tem de fazer necessariamente algum tipo de misogi, seja a que nível for, mesmo que não se aperceba.

                O misogi, purificação, nada mais é do que uma limpeza. Ou antes, o processo da purificação começa com uma limpeza. O'Sensei disse várias vezes que "O Aikido é misogi". Ao adentrarmos em um dojo de Aikido, todos os praticantes devem contribuir para a limpeza do dojo: o misogi do ambiente. É uma forma de contribuir com a manutenção do dojo e de demonstrar gratidão para com o sensei, mas principalmente de introduzir-nos ao objetivo da prática real do Aikido, ou seja, a purificação através da técnica. Neste caso começamos com a técnica de limpeza do ambiente.

                É importante utilizarmos o misogi para purificar o ambiente e a mente. A limpeza serve para encontrar a impureza e eliminá-la por completo. Nunca devemos esperar que o sensei dê ordens ou peça para que os alunos realizem tal tarefa. A iniciativa deve partir sempre do aluno. Por favor, olhem para a esta prática de um modo mais sério e profundo para assim poder desfrutá-la plenamente.